NUTRICIONISTA
Andréa Paes de Barros Queiróz
CRN 4435P

quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Alimentos que desintoxicam!

Sem duvida uma boa dieta é feita por escolhas mais saudáveis. Diminuindo-se, ou até eliminando, alimentos altamente alergênicos (lactose, glúten) alimentos gordurosos, e muito ácidos. E, substituindo por alimentos mais alcalinos (frutas, verduras e legumes), com agentes antioxidantes, e ricos em fibras.

Dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas.
Ele recebe as substâncias nocivas, fruto de um bombardeio diário de corantes, gorduras, agrotóxicos, e outros aditivos, e metaboliza tudo, excretando via urina e suor.
O histórico de alimentação equivocada provoca um acumulo de toxinas que impede o corpo de funcionar a 100% da sua capacidade. Resistência baixa, cansaço, pele opaca, peso extra, falta de sono e até de memória, são sintomas clássicos.
Mas o que são essas toxinas?
São consideradas substâncias toxicas para o nosso organismo toda a substância que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células, entre as toxinas que mais consumimos estão: as gorduras, principalmente saturadas, os açúcares e os aditivos alimentares, encontrados em alimentos industrializados.
Também são considerados toxinas: a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.
Portanto como funciona a Detox?
A detox tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas e melhorar o seu funcionamento.
Para isso devem ser retirados da cardápio durante a detox: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros.
E são incluídas preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.
São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).
Durante a detox, e após a mesma também é indicada a suplementação de alguns nutrientes e de microrganismos para a reposição da flora intestinal.
Porém a detox deve ser feita por no máximo 7 a 10 dias e após deve-se continuar com uma alimentação balanceada e saudável  com o menor consumo de alimentos ricos em toxinas possível.

Benefícios da Detox
A desintoxicação do organismo trazida pela detox trás milhares de benefícios para nossa saúde entre eles:
- melhora da nossa saúde intestinal, essencial para a saúde de todos nosso organismo;
- melhora do funcionamento de nosso fígado, importante para a manutenção de outros órgãos, como os rins, que também têm seu funcionamento melhorado com a detox. Pessoas com esteatose hepática, acúmulo de gordura no fígado, devem fazer a detox para a melhora de seu quadro clínico;
- melhora da pele, órgão que reflete como nosso organismo está por dentro. Portanto, uma pele manchada ou com acnes pode significar excesso de toxinas;
- melhora do cabelo e unhas, algumas vitaminas são essenciais para a manutenção dos mesmos;
- auxilia na prevenção da hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes;

Mas que fique claro: não concordo com dietas auto-receitadas. O Detox deve ser acompanhado por profissionais, e precisa ser absolutamente personalizadas, através de exames bioquímicos e de  rastreamento metabólico. Estabelecendo as carências, e os excessos, da cada um.

Referências Bibliográficas:
WONG, Cathy. The Detox Diet, Learn About the Detox Diet. Medice Alternative, 2011.

Nenhum comentário :