
Nome Científico: Carthamus tinctorius L.
Família: Asteraceace
Fórmula: C18H32O2
Atualmente, o Cártamo é cultivado como planta oleaginosa, altamente adaptada às condições de semi-aridez sendo os principais produtores mundiais a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia.
O Cártamo é uma planta que oferece elevada resistência à falta d’água, às altas temperaturas, aos ventos fortes e quentes, à baixa umidade relativa do ar, e é tolerante a solos salinos.
PROPRIEDADES
O óleo de Cártamo é extraído de sementes oleaginosas que possuem elevados teores de ácidos graxos essenciais: ácido linoléico (60-80%) e oléico (20-40%), que para serem funcionais e bioativos, devem ser extraídos a frio.
INDICAÇÕES
Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) - que estocam a gordura - e estimulando a ação das enzimas lipolíticas - que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.
O Cártamo tem capacidade de ajudar na formação de prostaglandinas. O cis-ácido linoléico e o ácido graxo ômega-6 presentes no óleo são responsáveis pela produção das prostaglandinas e também atuam como catalisador de queima de gordura marrom.
A gordura marrom é a interna que circunda a gordura corporal de órgãos vitais e serve como uma fábrica de queima de gordura, utilizando calorias para aquecer em vez de armazená-las como gordura branca.
Durante o metabolismo normal, cis-ácido linoléico converte ácido gama linolênico que por sua vez estimula o organismo em uma onda de atividade de queima de calorias.
Quando a gordura marrom é ativa em uma base regular, o corpo é capaz de manter o seu melhor peso ideal. Em artigos científicos com animais, a alimentação com ácido linoléico resultou em mudanças corpóreas, diminuição de peso e de massa gorda, além de um aparente aumento de massa magra.
DOSAGEM / CONCENTRAÇÃO USUAL
2 capsulas ao dia
ARMAZENAMENTO
Conservar a temperatura de 15 - 30°C e umidade máxima 50%.
Nenhum comentário :
Postar um comentário