NUTRICIONISTA
Andréa Paes de Barros Queiróz
CRN 4435P

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gengibre


                                                                                             


GENGIBRE PROMOVE PERDA DE PESO SIMILAR AO ORLISTAT 



O orlistat é um agente farmacológico que promove perda de peso em indivíduos obesos via inibição da lipase gástrica e pancreática.

O gengibre (Zingiber offinale Roscoe, Zingiberacae) é uma das especiarias mais utilizadas em todo o mundo, comumente presente na medicina tradicional como tratamento para algumas doenças. 

Mahmoud e Elnour (2013) em estudo avaliaram o efeito do gengibre e do Orlistat em ratos alimentados com dieta rica em gordura. Nesse estudo quarenta ratos albinos machos foram ou não (grupo controle) alimentados com dieta rica em gordura e tratados com Orlistat (200 mg/kg de ração) ou consumiram dieta rica em gordura suplementada com 5% de gengibre em pó.

Ambos os tratamentos apresentaram efeito significativo na redução do peso corporal. O gengibre e Orlistat reduziram o perfil lipídico, porém o gengibre teve melhor efeito no aumento de HDL-colesterol do que o Orlistat.

Quando comparado ao grupo controle, o tratamento com gengibre não alterou a bilirrubina total ou atividade lipase pancreática enquanto o Orlistat reduziu claramente sua concentração. 

Somando aos resultados percebeu-se que a suplementação do Orlistat induziu uma redução significativa nos níveis de catalase peroxissomal, já o gengibre aumentou o seu nível.

É importante lembrar que a catalase peroxissomal atua em vários processos metabólicos, incluindo a desintoxicação de peróxido de hidrogênio, oxidação de ácidos gordos, síntese do colesterol, ácidos biliares e plasmalogênio. 

Eur Pharmacol Rev Med Sci 2013 Jan; 17 (1) :75-83.


sábado, 25 de maio de 2013

Benefícios da cafeína

Como essa semana teve o Dia nacional do Café que foi dia 

24 de maio, vou postar sobre os benefícios que ele nos 

traz e o consumo excessivo causa, são eles:




segunda-feira, 20 de maio de 2013

Como são feitos os nuggets?







Aposto que olhando ate deu uma vontade em vocês, mais depois que vocês lerem esse artigo não irão querer, não é mesmo?


Como são feitos os nuggets?

Ingredientes: tudo que sobrou de um frango. Sim: olhos, ossos, patas, miúdos, bico, etc.


Como fazer: triture tudo bem trituradinho até que vire essa massa rosada e cremosa parecida com um sorvete. Para tirar as bactérias, inclua amônia (sim, a mesma de produtos de limpeza) na receita.

Como servir: vai ficar muito fedido, então coloque um aromatizante para disfarçar e um pigmento para dar uma cor mais próxima à de carne mesmo. Corte em pedaços, empane, frite e sirva.
O nugget é o reaproveitamento de muito material que seria desperdiçado. A ciência de alimentos também inclui aumentar a quantidade de comida produzida tornando atraente  partes, digamos, não tão atraentes.

Vai um nugget aí?


domingo, 19 de maio de 2013

Obesidade

Ameaça à Saúde Causada pela Obesidade Mórbida 
A obesidade mórbida traz consigo um aumento do risco de uma expectativa de vida mais curta. Para pessoas cujo peso excede duas vezes seu peso corporal ideal, o risco de uma morte prematura é dobrado em comparação às pessoas que não são obesas. 
O risco de morte por diabetes ou ataque cardíaco é de cinco a sete vezes maiores. Além das condições de saúderelacionadas à obesidade, o ganho de peso por si só pode levar a uma condição conhecida como obesidade de "estágio final", quando não há opções de tratamento disponíveis para a maioria dos casos. Além disso, uma morte prematura não é a única consequência em potencial. Efeitos sociais, psicológicos e econômicos decorrentes da obesidade mórbida, embora injustos, são reais e podem ser especialmente devastadores.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quinoa

Muita gente ainda nem ouviu falar dela, mas a quinua, que não faz muito tempo desembarcou no Brasil, vem aos poucos conquistando mais espaço em restaurantes e lojas de produtos naturais. E quem ganha com isso, claro, é o consumidor. 

Pesquisas recentes apontam que as fibras e a saponina, substância detergente que recobre a quinua, poderiam reduzir os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Incluíla no cardápio seria também uma maneira de combater a obesidade. "Ainda faltam estudos que esclareçam todos os seus benefícios para a saúde"
Outra faceta de dar inveja a qualquer cereal genuíno é a concentração de zinco, cálcio e ferro — esse último, suficiente para convencer os especialistas de que a quinua seria uma solução para casos de anemia. Sem falar nos indícios de que seus fitoestrógenos, que cumprem o papel de hormônios no organismo, ajudariam a afastar a osteoporose nas mulheres depois da menopausa. 

Se, depois de ler tudo isso, você está se questionando sobre qual é a melhor forma de consumir a quinua para aproveitar tantos atributos, saiba que não existe consenso. "Em princípio, o grão conservaria melhor os nutrientes do que derivados como a farinha",

O ideal seria assá-lo ou cozinhá- lo — sem exagerar na quantidade de água. Nem é preciso dizer que todas as recomendações só farão efeito se a ingestão de quinua for acompanhada de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada e a prática de atividade física. O preço ainda é uma questão à parte — um pacote de 500 gramas gira em torno de 30 reais. Quer dizer: mesmo que tenha se tornado mais conhecida nos últimos anos, a quinua ainda só é acessível a uma parcela da população brasileira. Por aqui a área de cultivo continua restrita e as poucas plantações estão espalhadas pelas regiões Sul, Sudeste e Centro- Oeste. E a maior parte dos grãos comercializados é mesmo importada da Bolívia. Aliás, existem centenas de quinuas. A real, a mais famosa entre nós, é apenas uma delas. Há pesquisadores trabalhando para que o Brasil cultive uma quinua melhorada, tão ou mais rica que a andina. "Temos perfeitas condições de produzir, em larga escala, variedades de excelente padrão de qualidade", sentencia o agrônomo Carlos Spehar. A gente torce para que isso aconteça quanto antes.